sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Idéias para ensinar as crianças sobre assuntos da fé.


1º) Ensinando sobre a paciência e a perseverança.

Você vai precisar de:
Uma panela de pressão

Terra e um caroço de feijão.


O exemplo é o seguinte:

Mostre a panela de pressão  e diga que deseja cozinhar um feijão bem gostoso. Ai pergunte, eu já tenho a panela , o que falta? Eles com certeza irão responder: " O feijão". Daí então você diz : " Ah, então vamos plantar: Pode dar um potinho com terra pra cada criança e um caroço de feijão para todos plantarem. Depois de plantarem aí você diz , agora, vamos cruzar os braços na carteira e esperar crescer. Com certeza eles irão alertá-la que irá demorar dias para nascer. Aí você diz, mas eu tenho pressa!!! Não posso esperar dias, eu tenho que cozinhar hoje!!! Mesmo com pressa para ver o feijão brotar , temos que saber esperar.

Explicar para as crianças que quando fazemos um voto com Deus, ou pedimos algo a Ele temos que ter paciência e perseverança. Muitos ficam impacientes: Ah, porque não acontece logo!!! Muitas coisas que pedimos  a Deus também exige a nossa colaboração. Como esse feijão, vamos regar, cuidar dele e a seu tempo ele irá brotar. Assim também em nossa vida. Plantamos a semente( pedido, sacrifício, etc). Vamos perseverar e a seu tempo veremos a resposta!!!!!


OBS*Pode colocar o nome de cada criança no potinho e eles levarem para casa para acompanhar a evolução do feijão.

2º) Ensinando a deixar as coisas velhas para receber vida nova.

Você vai precisar de:
Um brinco na orelha de preferência bem velho.


E um brinco novo de preferência ainda na embalagem.


Entrar na aula com os brincos velhos na orelha e dizer que comprou brincos novos e mostra-los a turma. Abra a embalagem e tente colocar o brinco novo por cima do velho. Claro que você não irá conseguir. Pode a té dizer para as crianças: "Puxa, eu não estou conseguindo colocar!!!". Com certeza elas irão dizer que primeiro você tem que tirar o velho para poder colocar os novos. Então explicar que para recebermos de Deus uma nova vida, temos que abandonar as coisas velhas , o pecado, tudo o que desagrada a Deus .


Davi- Recursos Visuais e Vídeos




Vídeos do Youtube


Recursos Visuais














 

Falando sobre a Obediência

Estamos falando sobre a obediência nas EBI'S , encontrei  estas dicas no site Sementinha Kids, achei bastante interessante para trabalhar com as crianças.
1) QUEBRA-GELO:  FALANDO DE OBEDIÊNCIA
MATERIAL: Tiras de papéis em branco, uma caixa pequena, uma cartolina.
PROCEDIMENTO: Escreva nas tiras de papel os nomes dos participantes da aula, dobre e coloque na caixa, balance a caixa para os nomes se misturarem. Na cartolina escreva a frase: “EU OBEDEÇO AOS MEUS PAIS QUANDO…” Sorteia-se um papel, a frase é repetida e o nome sorteado terá que completar a frase. Por exemplo: “EU OBEDEÇO AOS MEUS PAIS QUANDO…”Faço minhas tarefas domésticas. Faço meus trabalhos da escola. Não brigo com meu irmão. Quando não respondo, etc… Acaba quando todos participantes da aula tiverem sido sorteados.
MORAL: Se é fácil falar, também será fácil fazer, é só participar!
2) HORA DA PALAVRA:
Você sabia que existem pessoas que ajudam ao Senhor Jesus na nossa educação e cuidado espiritual? E devemos obedecer-lhes assim como obedecemos a Deus.  Que pessoas são essas? (deixe as crianças responder)
Mamãe e papai: (Nos alimentam, cuidam da nossa saúde, do nosso estudo e educação e nos protegem de todo mal, também nos guiam nos caminhos de Deus)
Avós: (Eles oram por nós, nos educam, contam historias engraçadas, nos compram coisas, nos mimam, etc.)
Líderes espirituais: (Oram por nós, nos ensinam a Palavra de Deus, nos treinam para sermos parecidos com Jesus)
Professores de escola: (nos estimulam a sermos inteligentes e criativos, nos ensinam uma porção de coisas que não sabemos, e nos preparam para sermos prósperos)
(Eles podem falar muitos outros: irmão mais velho,tios,policiais,etc.)
# Você sabe o que é obediência? Obediência é fazer o que alguém mandar.
O que aconteceria se ninguém obedecesse? O que aconteceria se cada um fizesse o que bem entendesse?
E o que aconteceria na escola, se as crianças nem os professores obedecessem às regras? (permitir respostas)
E na sua casa?  O que aconteceria? (permitir respostas)
O que significa obedecer?
Sem ordem e obediência é impossível viver! Quando cada um faz o que quer, vem a desordem e o caos.
Para que servem as autoridades?
Autoridades são pessoas que colocam limites, põem ordem, nos protegem, nos ajudam a respeitar a outros e a viver em paz. Existem autoridades em nossa casa, na escola, na igreja, no país, entre outros.
EM CASA
Quem são as autoridades em casa?
O que devemos fazer segundo (Efésios 6:1-3) em nosso relacionamento com essas autoridades?
NA ESCOLA
Quem são as autoridades na escola?
Quais devem ser nossas atitudes para com essas autoridades, segundo (Tito 3:1-2)?
NA IGREJA
Quem são as autoridades na igreja?
O que devemos fazer em resposta às orientações dessas autoridades, segundo (Hebreus 13:17)?
NO PAÍS
Quem são as autoridades no país, no estado e na cidade?
O que devemos fazer com essas autoridades, segundo (Romanos 13:1-2)?
Vejamos em (Romanos 13:1), quem é a autoridade máxima. Com certeza, é Deus! É Ele quem colocou essas autoridades para serem obedecidas! E quando as respeitamos e obedecemos é de fato como se estivéssemos respeitando e obedecendo a Deus!
A obediência faz com que vivamos uma vida em segurança e evita muitas confusões e problemas. Se formos obedientes poderemos desfrutar o melhor desta terra e das bênçãos que Deus quer nos dar.
Vejamos quais as bênçãos vem em decorrência de obedecermos ao Senhor e as autoridades.
(Provérbios 6:20-23) (Guia, proteção…) e (Efésios 6:2-3) (tudo o que fizermos sairá bem e viveremos longos dias na terra)
3- HORA DE CONVERSAR
1)         Porque devemos obedecer às autoridades?
2)         Qual é a promessa que o Senhor faz aos filhos obedientes?
3)         Tem alguma autoridade que você tem dificuldade de obedecer? Por quê?
4)       O que você pode fazer para respeitar e honrar aos seus pais?
4 – VAMOS ORAR
Educadora, leve as crianças ao arrependimento e faça uma oração de renuncia à toda forma de rebeldia e desobediência; peça  para que eles repitam com você!
5- ATIVIDADE/BRINCADEIRA
Cartão de agradecimento para os pais ou alguma autoridade. Peça para que as crianças pintem o cartão e depois recortem e preguem numa cartolina e entreguem a autoridade que escolheram.


Idéias para a memorização de versículos

Achei legal este trenzinho. Podemos confeccionar para as crianças , e a cada semana  dar um vagão com o versículo para memorizar. Ao término do planejamento a criança que completar o Trem irá receber o diploma e se quizerem  coloque um saquinho com balas. Bem legal né?





Relóginho de Oração.

oração do pai nosso ilustrada



Caderninho de oração para as crianças.

Não me lembro onde encontrei este caderninho, se o autor desejar, entre em contato comigo que darei os devidos créditos.



Frutos do Espírito Santo.












O porquinho dizimista.


O PORQUINHO DIZIMISTA

Adaptada e ilustrada por Pastora Gabriela Pache de Fiúza.
FIGURA 1
Em uma floresta moravam três porquinhos Bola, Bolinha e Bolão com sua mãe Dona Porca Maricota.
Ela ensinava os porquinhos a serem obedientes, agradarem a Deus e dar o dízimo, que é 10% de todo dinheirinho que os porquinhos recebem, pois a cada mês ganhavam uma mesada.
FIGURA 2
Bola gostava muito de bala e sempre que ganhavam um dinheirinho, comprava tudo de bala. Ele nem se lembrava de entregar o dizimo. Era só pegar nalguns trocadinhos que já corria pra o Quiosque de Dom Porquinoco comprar tudo em balinhas.
FIGURA 3
Bolinha às vezes dava o dízimo, mas geralmente se lembrava de dar o dízimo depois que o dinheiro tinha acabado. Aí ele pensava:
-Puxa esqueci de novo de separar e entregar o dízimo! Bom da próxima vez eu separo. E assim entregava às vezes e outras não!
FIGURA 4
Bolão era o único porquinho fiel. Sempre que recebia algum dinheiro, antes de comprar qualquer coisa perguntava para sua mãe quanto tinha que tirar de dízimo e o separava com maior prazer. Ele queria ser um porquinho obediente a Palavra de Deus. Amava honrar ao Senhor com tudo que chegava na sua mão!
Um dia os 03 porquinhos conversaram com sua mãe e disseram que queriam ter sua própria casa, a mãe permitiu desde que fosse construída perto da casa dela.
FIGURA 5
Bola não tinha dinheiro para comprar bons materiais, era muito preguiçoso e achava bem mais fácil e de menos esforço construir uma casinha de qualquer jeito. Então juntou palha nos campos vizinhos e construiu sua casa, acabou mais rápido dos que os seus irmãos e dedicou o resto do tempo brincando e comendo balinhas.
FIGURA 6
Bolinha resolveu fazer uma casa de madeira, porque também não tinha muitos recursos e não queria ter muito trabalho. Logo terminou e se junto ao Bola pra brincar e tirar sarro do irmão Bolão que trabalhava com muito entusiasmo.
FIGURA 7
Bolão demorou um pouco mais para construir sua casa, pois como era fiel no dízimo Deus dava a ele muita sabedoria, então resolveu fazer a casa de tijolos. Também podia se ver claramente que Deus o tinha abençoado muito!
FIGURA 8
Num belo dia o lobo Devorador estava andando pela floresta quando avistou a casa dos porquinhos, ele pensou: Hum… que delícia hoje vou ter uma saborosa refeição!
Então parou em frente à casa de Bola e começou a soprar…
Ele dizia:
- Soprarei, soprarei, e esta casa derrubarei….Busssshhhhhhhhhhhh
Não precisou soprar muito e a casa desabou. Bola ficou muito assustado, saiu correndo para a casa de Bolinha e o lobo Devorador atrás.
FIGURA 9
-Ahhhhhh, hoje é o meu dia de sorte!! -Dizia o Devorador.- Dois deliciosos porquinhos!
– Soprarei, soprarei, e esta casa derrubarei….Busssshhhhhhhhhhhh
Ele soprou, soprou, soprou e Tibum a casa caiu no chão.
Os dois então saíram correndo para a casa de Bolão e o lobo Devorador atrás.
FIGURA 10
- É agora que eu como estes porquinhos!
– Soprarei, soprarei, e esta casa derrubarei….Busssshhhhhhhhhhhh
Furioso ele soprou, soprou, soprou…soprou, soprou e ficou sem fôlego.
Encheu o peito de ar e com muita raiva soprou, soprou, soprou…soprou, soprou até que quase desmaiou muito envergonhado foi embora.
FIGURA 11
Os três maninhos se abraçaram muito contentes, Bola e Bolinha estavam arrependidos. Haviam aprendido uma grande lição. Deus cuida daqueles que são fieis a Ele.
O lobo Devorador não conseguiu derrubar a casa de Bolão!! Sabem por quê?
Por que Bolão era fiel no dízimo e Deus prometeu na sua palavra em Malaquias 3:10 -11 que repreenderia o devorador.
Ás vezes você ganha uma roupa nova e logo rasga, seus brinquedos estragam com facilidade ou você sempre perde seu dinheirinho, isso é o devorador.
Por isso que temos que ser fiéis e devolver os 10% que é de Deus. Sempre que você ganhar seu dinheiro, não importa se é muito ou pouquinho, pergunte para a mamãe ou o papai quanto é o seu dízimo, coloque no seu envelope e traga na igreja.